A moda do GENDER REVEAL

Bolos e cupcakes com interiores misteriosos, balões dentro de caixas, confetis ou explosões de fumo! Vale tudo.⁠⁠Um gender reveal pode ter variadíssimas formas, mas numa coisa é sempre igual: culmina invariavelmente em azul ou rosa!⁠⁠Porque é que isto é um assunto?⁠Porque a partir do momento…

Ler Mais »

Cooperação ou obediência?

Quando o meu filho mais velho tinha cerca de 2 anos, fomos a uma festa de aniversário onde havia um insuflável.⁠⁠Ele pulava feliz da vida com outras crianças, até que entra em cena uma pessoa adulta que decidiu que era a vez de um bebé…

Ler Mais »

Ouvir vs Escutar

Seguro o dicionário da lingua portuguesa – priberam, ouvir é “perceber pelo ouvido”, enquanto escutar é “ouvir com atenção” ou “tornar-se atento para ouvir”.⁠⁠O que acontece mais naturalmente é ouvirmos.⁠⁠Passamos os dias a ouvir coisas, sons, conversas, porque ouvir não implica esforço, não implica presença….

Ler Mais »

“Olha que te magoas! Eu não disse que não ias ser capaz?”

Segundo Peter Gray (psicólogo e defensor da educação autodirigida), quando um adulto orienta ou domina a brincadeira de uma criança, então deixa de ser uma brincadeira. ⁠⁠Não é interessante?⁠⁠Queremos proteger as nossas crianças, mas acabamos a ser castradores, opressores da sua liberdade, autonomia, e criatividade.⁠⁠Com…

Ler Mais »

“Deixas o miúdo andar assim, e depois admiras-te”

Muitas pessoas adultas continuam a acreditar na existência de uma relação entre a expressão de género e a orientação sexual, por exemplo, se um menino usa saia, é provável que “se torne” gay. ⁠⁠Ouvem este tipo de comentários “deixas o teu filho andar assim? Depois…

Ler Mais »